sábado, 30 de novembro de 2013

Pesquisa sobre Paulo Freire

Paulo Freire:



Educador reconhecido internacionalmente pelo método de alfabetização

Paulo Régis Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, PE. Apesar de

pertencer a uma família de classe média, Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância

durante a depressão de 1929. Uma experiência que o levou a se preocupar com os mais pobres e

o inspirou a construir seu revolucionário método de ensino.

Resumidamente, durante sua existência ele propôs uma pedagogia libertadora, uma pedagogia

voltada para a conscientização da opressão e uma ação transformadora em sua obra “Pedagogia

do Oprimido”.

Filosofia de Paulo Freire:

• Uma das motivações para a sua elaboração pedagógica partiu de seus estudos sobre

a linguagem do povo. Paulo Freire participou do Movimento de Cultura Popular (MCP) do

Recife e do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, sendo, inclusive, um

dos seus fundadores e primeiro diretor.

• Destaca-se, principalmente, o trabalho realizado em Angicos, no Rio Grande do Norte,

em 1962, onde começaram as primeiras experiências de alfabetização – o Método Paulo

Freire. Em 1963, foi chamado à Brasília para coordenar, no MEC, a criação do Programa

Nacional de Educação.

Contribuição de Paulo Freire para a Educação

a partir de 1960 surge a educação popular, idealizada pelo educador Paulo Freire[3], com

suas primeiras iniciativas de conscientização política do povo buscando a emancipação

social, cultural e política das classes menos favorecidas. Assim, a EP se dirige às vítimas de

desigualdades sociais e culturais.

Nos ideais de Paulo Freire, os princípios da educação popular estão relacionados à mudança

da realidade opressora, o reconhecimento, a valorização e a emancipação dos diversos sujeitos

individuais e coletivos. Contudo, além da conscientização, a prática e a reflexão sobre a

prática formam a categoria de organização da educação popular e são elementos básicos para a

transformação. Nesse sentido, a sociedade civil organizada foi identificada como instância de

promoção e sistematização da educação popular.

A metodologia usada por Freire era dialógica. Ele realizava “círculos de cultura”, onde a

alfabetização fluía a partir da “leitura de mundo” dos envolvidos, se dava de dentro para

fora, através do próprio trabalho. O método fora aplicado em várias cidades pelos diversos

movimentos sociais existentes na época, alfabetizou 300 trabalhadores em 45 dias. Com o

impressionante resultado, o Governo Federal, representado pelo então presidente João Goulart,

adotou a ideia a nível nacional. De 1963 a início de

1964 foram concretizados vários cursos de formação de coordenadores em diversos estados

brasileiros para efetivarem o plano de ação que tinha por meta alfabetizar 2 milhões de alunos.

Em São Paulo, Freire analisou a realidade e iniciou sua ação com um projeto de reforma

político-pedagógica radical. Era preciso aumentar em quantidade, frente à situação real de

descaso administrativo das escolas, aos salários baixos, a ausência de infraestrutura e recursos

materiais, mas também, e principalmente, era preciso melhorar em qualidade. Como em todo

país, o sistema educacional passava (e passa ainda hoje) por crises institucionais e pedagógicas,

de eficiência, de eficácia e de produtividade.

É autor de uma vasta obra traduzida em várias línguas. Dentre os livros mais conhecidos estão a

Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido.

http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20090524160809AAsKhvb

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